O Lifetime value corresponde ao quanto você pode potencializar o seu ganho sobre cada cliente, ou seja, o ciclo de vida do cliente durante todo o tempo que houver relacionamento e consumo. Ele também possibilita avaliar a capacidade de retenção da marca, pois se o cliente é fiel, ele compra mais, o que acaba sendo também um indicador de que a experiência do cliente com a marca está positiva.
O CAC, custo de aquisição de novos clientes, requer sempre um investimento maior, pois demanda maior esforço da equipe de vendas, do marketing e dos anúncios. Dessa forma, fidelizar o cliente e aumentar o ticket médio aumenta exponencialmente a sua rentabilidade. Uma estratégia não anula a outra, entretanto. Elas devem ser desenhadas e monitoradas concomitantemente.
Como é feito o cálculo
LTV = (Ticket médio × Total ou média de compras no período) × Tempo médio de relacionamento (em anos ou meses)
Nesse exemplo, imagine que seus clientes investem, em média, R$100,00 por compra (ticket médio), com uma média de 12 compras por ano, e mantêm um relacionamento de 1 ano:
LTV = (100 × 12) × 1
LTV = 1200 × 1
LTV = R$1.200,00
Dessa forma, o ciclo de vida do seu cliente gera em média R$1.200,00. Com isso, você consegue avaliar se o CAC (custo de aquisição do cliente) está saudável ou não.
Lifetime Value e marketing
O marketing tem uma função fundamental para aumentar o seu LTV por meio de estratégias de fidelização, podendo usar técnicas de remarketing e inbound, só para exemplificar. A estratégia certa pode impulsionar as vendas, garantir melhor retorno e reduzir o seu CAC.
Aqui na UM Agência, temos uma equipe focada em alavancar as suas estratégias. Entre em contato com nossos especialistas.
Um comentário em “Lifetime value (LTV): Entenda o indicador fundamental para o seu negócio”
Saulo
Gostei!
23/03/2023